Coluna do Futebol Italiano #1

Foto: Tutto Sport

Olá a todos, aqui quem escreve é Aldir Junior, criador e administrador do Atalanta Brasil e a partir de hoje, sempre que possível, estarei escrevendo esta coluna sobre o futebol italiano em geral, não só sobre a Atalanta.

Na Serie A a Juventus mantém como única invicta e líder, empatada com a Lazio, mas com um jogo a menos. Temporada após temporada a Juve vem reformulando elencos e colecionando resultados ruins, tanto que não disputa nenhuma competição europeia em 2011-12, o que acabou por ser bom. A vecchia signora não tem outra coisa para pensar a não ser o Campeonato Italiano.

Além de mais e mais contratações, a Juventus trouxe o técnico vice campeão da Serie B da última temporada pelo Siena, Antonio Conte. Conte foi um grande ídolo da equipe, aonde atuou por 295 vezes entre 1992 e 2004, e, além de um grande carisma, possui uma enorme identificação com o clube, a toricida e a cidade.

Junto com a chegada de Conte veio a inauguração do novo estádio da Juve, moderno, bonito, com a presença da torcida próximo ao campo, e construído com os próprios recursos do clube, o mais importante.

O momento é muito favorável para a equipe bianconera que aproveita os inícios desastrados dos principais rivais na luta pelo título, somou importantes pontos e pode sim comemorar um título, mas o mais importante em um primeiro momento é brigar novamente pelo caneco, independente do resultado final e principalmente a manutenção de um trabalho por mais de uma temporada.

Outro time de Turim, o Torino começou de forma arrasadora a Serie B com 10 vitórias 5 empates e apenas uma derrota nas 16 primeiras partidas e hoje está 12 pontos a frente do Grosseto, primeiro time fora da zona de classificação para os playoffs de acesso para a Serie A.

A equipe do técnico Giampiero Ventura busca desesperadamente o acesso à divisão de elite na Itália depois de uma 5ª colocação (eliminado para o Brescia nos playoffs) em 2009-10 e uma 8ª posição sem sequer conquistar a qualificação para os playoffs. O toro manteve seu principal jogador, o atacante Rolando Biancchi, resistindo a inúmeras propostas, inclusive da Atalanta.

Grande decepção da última temporada, a Sampdoria vai colecionando péssimos resultados em sua estadia na segunda divisão. A equipe de Genova é apenas a 8ª colocada e se o campeonato terminasse hoje não estaria sequer qualificado para disputar os playoffs. Somando 23 pontos em 16 jogos, a Samp é a rainha dos empates, tendo terminado metade de suas partidas com resultados iguais.

Destaques positivos também para Sassuolo e Pescara que continuam na cola do Torino, e também para o tradicional Hellas Verona, recém repromovida para a Serie B e ocupante da 5ª colocação.

Já na parte inferior da tabela, o Ascoli, que já bateu na trave do rebaixamento em 2010-11, é o lanterna isolado com apenas 5 pontos, 9 atrás do penúltimo, 10 atrás do último colocado na zona de playout e 12 pontos atrás do primeiro time fora de qualquer zona relacionada ao rebaixamento. É sempre bom lembrar que o Ascoli começou a Serie B com -6 pontos de punição por relações de jogadores no escândalo de manipulação de resultados conhecido como Calcioscommesse, o mesmo que levou a Atalanta iniciar a Serie A com a mesma punição.

0 comentários:

Postar um comentário