SERIE A: ATALANTA 0-2 FIORENTINA (4ª RODADA)

Foto: Magni
A Atalanta recebeu a Fiorentina no domingo (22) e perdeu a terceira partida em quatro rodadas. Matias Fernandez e Giuseppe Rossi marcaram os gols que garantiram os três pontos e a vice-liderança, compartilhada com Inter e Juventus. Em Bérgamo, ficaram as reclamações contra o técnico Stefano Colantuono e um início de dar medo.

Colantuono repetiu o esquema 3-5-1-1 que utilizou contra o Napoli. No entanto, fez algumas alterações na formação titular, visando poupar alguns jogadores por causa da maratona de três jogos em uma semana. Del Grosso deu lugar a Brivio, na esquerda, enquanto Bonaventura saiu para a entrada de Moralez, na armação. 

Suspenso, Cigarini viu Migliaccio fazer sua estreia na cabeça de área em seu lugar e o jovem Baselli ganhou a titularidade após a boa atuação na semana passada. Porém, o erro de avaliação do treinador custou a derrota. Nesta sequência já dita, os neroazzurri enfrentam o Parma, no meio de semana, e a Udinese, no dia 29. Se tiver uma partida para se poupar jogadores, essa seria contra o Parma, e não contra adversários mais poderosos.

Por qual motivo o erro de avaliação de Colantuono custou o revés? Simples: sem ritmo de jogo, Brivio foi nulo, tanto na parte ofensiva como na defensiva. O gol que abriu a contagem foi todo construído em seu setor e sempre com muita liberdade.

Baselli sentiu a segunda partida como titular e, para piorar sua situação, foi colocado totalmente deslocado em campo. O jovem armador foi fixado no meio como volante e, obviamente, não rendeu o que se esperava. Na frente, Moralez começou muito bem se movimentado com liberdade, mas com Denis isolado na frente, não teve muitas opções. No segundo tempo, caiu de produção junto com a equipe inteira.

Talvez o melhor atalantino em campo, Migliaccio fez sua estreia contra seu ex-clube. O camisa 8 se movimentou bastante e se apresentou bem no ataque quando requisitado.

O JOGO

No primeiro tempo, o jogo foi bastante franco, apesar das poucas finalizações em gol. A Fiorentina teve grande predomínio de posse de bola, mas com bastante velocidade, a Dea equilibrou as ações e fez uma metade equilibrada, apesar do gol Fernandez.

Com a desvantagem no placar, Colantuono demorou a fazer alguma alteração e, quando fez, foi infeliz nas escolhas. A Atalanta já tinha em campo dois jogadores que poderiam fazer a função de armação (Moralez e Baselli) e o problema continuava sendo na definição das jogadas criadas. Entretanto, Colantuono colocou um terceiro jogador criativo em campo, Bonaventura no lugar de Brivio. O problema persistiu e, na segunda alteração, Migliaccio foi sacado para a entrada de outro volante, Brienza. Os gigliati não tinham nada com os erros adversários e, na falha de marcação de Stendardo, chegou ao segundo gol com Giuseppe Rossi.

Somente com 10 minutos para o término, quando a vaca já havia ido para o brejo fazia tempo, Colantuono promoveu a entrada de um segundo atacante, Livaja, que nada pôde fazer.

A Fiorentina é classificada como “time sonso”. Não é uma equipe que sufoca o adversário, dá até bastante espaço, especialmente depois de abrir o placar, mas quando vai ao ataque, costuma ser letal. Foi exatamente assim contra a Atalanta e contra o Paços Ferreira, na quinta-feira (26), pela Europa League. Contra uma “squadra” assim, é preciso aproveitar as oportunidades que tiver. E com apenas um atacante, visado pela retaguarda Viola, ficou complicado fazer gols.

FICHA TÉCNICA

ESTÁDIO: Atleti Azzurri d'Italia (Bérgamo)
ÁRBITRO: Andrea Damato
GOLS: Fernandez 41' e Rossi 69'


ATALANTA (3-5-1-1): Consigli; Stendardo, Yepes, Lucchini; Raimondi, Migliaccio (67' Brienza), Baselli, Carmona, Brivio (57' Bonaventura); Moralez (73' Livaja); Denis. Técnico: S. Colantuono.

FIORENTINA (4-3-1-2): Neto; Tomovic, Rodriguez, Savic, Pasqual; Aquilani, Ambrosini, Fernandez (70' Bakic); Borja Valero; Wolski (54' Joaquin), Rossi (79' Matos). Técnico: V. Montella.


CARTÕES AMARELOS: Carmona (ATA), Yepes (ATA), Lucchini (ATA) e Wolski (FIO).

0 comentários:

Postar um comentário