SERIE A: ATALANTA 2-1 LAZIO (8ª RODADA)

Foto: Magni

A Atalanta recebeu a Lazio no domingo (20/10), pela oitava rodada da Serie A, e chegou a terceira vitória seguida. Apesar da pouca ousadia do técnico Stefano Colantuono, os jogadores neroazzurri se superaram em campo, em mais uma ótima partida, e passaram pela a apática atual campeã da Coppa Italia, por 2 a 1. Gols de Cigarini e Denis.

O JOGO

A partida começou movimentada, mas com poucas chances de gol para ambos os lados. A primeira finalização certa foi acontecer somente com 34 minutos de bola rolando, e foi da Lazio, mas sem grande perigo. Jogando em casa, a Atalanta procurou dar velocidade ao jogo. Moralez foi, mais uma vez, o jogador com liberdade para criar no meio campo. O argentino se movimentou bastante, como de costume, mas não conseguiu furar o paredão azul celeste. Porém, esteve longe de ter uma atuação ruim, apenas regular. Na esquerda, Bonaventura não teve grande desempenho, muito pela marcação eficiente de Cavanda, na grande parte do tempo. Mesmo assim, Bona conseguiu se desvencilhar do marcador em alguns momentos e levar perigo.

A Dea se aproveitou de uma incomum apática Lazio, para, com velocidade, assustar o goleiro Marchetti. Quando a retaguarda laziale foi rompida, aconteceram três chances de gol clamorosas da Atalanta, quase que em sequência. Na primeira, Cigarini encontrou Del Grosso na esquerda, que cruzou rasteiro de primeira para dentro da área e Bonaventura, também de primeira, finalizou para grande intervenção do arqueiro adversário. Na segunda, Bonaventura avançou pelo meio, tocou para Cigarini, que encontrou Moralez entrando no meio da área, com um lindo passe em elevação. O argentino tocou por cima de Marchetti, mas Cavanda salvou em cima da linha. Na terceira, novamente Bonaventura tentou cruzar da esquerda, Ciani desviou para a entrada da área e, de primeira, Cigarini acertou um bonito chute no cantinho, abrindo o placar. Note que nas três oportunidades, Cigarini teve papel fundamental, seja na criação ou finalização.

No segundo tempo, a Atalanta voltou com o pé um pouco mais no freio. Afinal de contas, não tinha como manter o ritmo da primeira etapa o tempo todo, ainda mais com vantagem no marcador. Porém, em uma desatenção monstruosa de Del Grosso e Lucchini, Perea dominou a bola dentro da área e, de biquinho, empatou a peleja. Apesar do gol, o time da capital continuou com os mesmos vícios de antes: insistir apenas em finalizações de longa distância e sem explorar as laterais, por exemplo.

Em um espaço de dez minutos, Colantuono perdeu dois atletas por lesões musculares. O primeiro foi Lucchini. O defensor, que tem histórico de contusões, sentiu a parte de trás da coxa e pediu para sair, aos 57 minutos. Yepes foi escolhido para recompor a zaga. Apesar de lento na recuperação, o experiente colombiano não comprometeu. Outra alteração aconteceu quando Bonaventura também deixou o gramado sentindo a parte posterior da perna esquerda. A essa altura, a partida estava empata em 1 a 1, resultado que não era bom para as duas equipes. Com boas e diversificadas opções no banco para tornar a Atalanta mais ofensiva, o treinador atalantino preferiu promover a entrada do volante Brienza. Mais tarde, Colantuono trocou Moralez por outro meia, Baselli. Está certo que Moralez estava cansado, mas poderia ter tirado o volante Carmona para colocar um atacante. Faltou ousadia.

Apesar da covardia do técnico, os atalantinos chegaram ao gol do triunfo aos 84 minutos, graças a Luca Cigarini. O camisa 21 roubou a bola no meio campo e deu outro passe magistral, encontrando Denis livre e em posição legal entre os zagueiros da Lazio. O Tanque invadiu a área, driblou Marchetti com muita habilidade e completou para o gol vazio.

No âmbito geral, a vitória da Atalanta foi merecida. Foi quem teve sempre a iniciativa de ataque e as melhores oportunidades. Mas fica o sinal de alerta para Colantuono, que pode deixar de ser tão covarde em momentos importantes como o dessa partida. Apesar da vontade de empatar do treinador, graças a Cigarini, a bergamasca chegou a sua terceira vitória seguida. Com o resultado, a Atalanta pulou para a sétima colocação, com 12 pontos. Na próxima rodada, o adversário será a Sampdoria, em Gênova.


FICHA TÉCNICA

Estádio: Atleti Azzurri d'Italia
Cidade: Bérgamo, Lombardia
Árbitro: Carmine Russo
Gols: 42' Cigarini (ATA), 53' Perea (LAZ), 84' Denis (ATA)


ESCALAÇÕES

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Bellini, Stendardo, Lucchini (60' Yepes), Del Grosso; Raimondi, Cigarini, Carmona, Bonaventura (69' Brienza); Moralez (83' Baselli); Denis. TÉCNICO: S. Colantuono

LAZIO (4-3-3): Marchetti; Cavanda, Ciani, Cana, Lulic; Onazi, Biglia, Hernanes (79' Klose); Felipe Anderson (46' Candreva), Perea, Floccari (69' Keita). TÉCNICO: V. Petkovic

0 comentários:

Postar um comentário