Schelotto testa a bola para abrir o placar. Foto: Eco di Bergamo |
Na rodada de meio de semana o Novara conseguiu uma belíssima vitória diante da Inter de Milão por 3x1, enquanto a bergamasca foi ao estádio Via del Mare e conquistou um triunfo pro 2x1 contra o Lecce, mas mostrou uma deficiência que deve ser corrigido o mais breve possível por Stefano Colantuono. Após sair na frente, a Atalanta levou o empate e se retraiu demasiadamente, levando uma pressão descomunal dos locais e só não levou o gol da virada por incompetência dos jogadores do Lecce.
Contra o Novara o jogo começou intenso, mas sem oportunidades de gol. Nos 15 primeiros minutos nenhuma das equipes arremataram, mas enquanto a Atalanta tinha a posse de bola enganosa, os visitantes faziam uma marcação forte, empurrando os atalantinos em seu campo de defesa sem conseguir armar alguma jogada.
A primeira finalização veio na metade do primeiro tempo e foi da Atalanta, com Masiello, chutando de fora da área por cima do gol. Já a resposta do Novara veio aos 25 minutos em um contra-ataque fulminante puxado por Mazzarani, que tocou para Meggiorini finalizar e a bola vai na trave direita de Consigli assustando a todos.
Schelotto estava fazendo uma partida muito boa com descidas muito perigosas pela direita. Aos 27 minutos o argentino recebeu no lado do campo, entrou na área e chutou cruzado, mas Ujkani fez a defesa. Com 34 minutos de bola rolando veio a recompensa para o meia direita. Bellini foi a lateral esquerda e mandou um cruzamento na cabeça de Schelotto que não desperdiçou e colocou a Atalanta em vantagem.
Outro argentino, Denis, não fez gol, mas esteve em mais uma partida inspirada, fazendo o trabalho dentro e fora da área, com muita vontade e garra que lhe deram o apelido de "tanque". Aos 35 ele saiu da área e cruzou, invertendo as posições com Schelotto, que já mostrou ser bom no jogo aéreo, mas desta vez Dellafiore cortou, porém, na sobra o autor do gol neroazzurri pegou um belo chute que passou a esquerda do goleiro adversário.
Na segunda metade do jogo a equipe atalantini mostrou sua superioridade, e na primeira chance real de gol marcou. Contra-ataque feroz, que está virando a marca registrada desta equipe, Gabbiadini passa para Cigarini, que da entrada da área manda um balaço no ângulo de Ujkani para ampliar a vantagem neroazzurra com o chamado golaço.
Colantuono deixou Moralez e Bonaventura no banco para descansarem após a rodada de meio de semana. Os dois entraram no segundo tempo. O jogo se arrastou com a Atalanta trocando passes administrando o resultado, enquanto o Novara tentava chegar, mas sempre esbarrando no sistema defensivo muito sólido do adversário, restando somente os chutes de fora da área.
E foi exatamente numa bola de fora da área que o Novara diminuiu, aos 44 minutos, com um chute despretencioso de Porcari, só que todos as sua frente abaixaram, surpreendendo Consigli. Nos ascrescimos, após levantamento para a área Granoche empatou, mas o árbitro marcou impedimento. Olhando o replay fica claro que o jogador do Novara estava na mesma linha, mas independente do erro da arbitragem, são esses apagões que a Atalanta deve corrigir após levar um gol.
Os bergamaschis foram superiores durante toda a partida e mereceram o triunfo.Mas fica a lição de tomar mais cuidado em momentos que podem ser de instabilidade. No mais, o time continua jogando muito bem e já está fora da zona de rebaixamento. O próximo compromisso da Atalanta será na capital, diante da Roma, que conquistou sua primeira vitória neste final de semana, 1x0 contra o Parma. Acompanhe a classificação e os jogos abaixo deste post.
FICHA DA PARTIDA:
Escalações:
Atalanta: Consigli; Masiello, Capelli, Manfredini, Bellini; Schelotto (19'st Bonaventura), Cigarini, Brighi, Padoin; Gabbiadini (17'st Moralez); Denis (34'st Tiribocchi). T: Colantuono.
Cartões amarelo:
Atalanta: Masiello, Capelli, Cigarini e Brighi
Novara: Radovanovic
Árbitro: Ostinelli; Assistentes: Marzaloni e Galloni
Confira o vídeo dos gols da partida: