SERIE A: SASSUOLO 2-0 ATALANTA (13ª RODADA)

Foto: Magni
A Atalanta foi até a cidade de Reggio Emilia encarar o Sassuolo e acabou sendo derrotada por 2 a 0. A partida aconteceu no domingo (24/11) e foi válida pela 13ª rodada da Serie A. Com muitos desfalques, o técnico Stefano Colantuono teve dificuldades para montar a equipe e não foi capaz de segurar os caçulas da primeira divisão.

Colantuono não pôde contar com Yepes, Lucchini, Raimondi, Nica, e Giorgi, todos lesionados. Por outro lado, teve as voltas de Bellini, Carmona, Del Grosso, Bonaventura e Denis. No entanto, o treinador decidiu poupar Bonaventura, que volta de lesão. Na lateral esquerda, Brivio ganhou a posição de Del Grosso, depois do gol contra o Bologna, na 12ª rodada. Sem Raimondi, os atalantinos começaram com três volantes e apostando nos laterais para produção ofensiva pelos lados. O esquema escolhido foi o 4-3-1-2, com Moralez fazendo a ponte para Denis e Livaja, no comando de ataque. No entanto, o número reduzido de jogadores forçou Colantuono a promover jovens das categorias de base para compor o elenco, como o goleiro Sportiello, o defensor Caldara e os meias Pugliese e Gagliardini.

Com a bola rolando, o que era difícil ficou ainda pior. Bellini e Stendardo sentiram lesões musculares e foram substituídos ainda no primeiro tempo. Aliás, no lugar de Stendardo, entrou o volante Cazzola, improvisado, por falta de outro defensor no banco. O Sassuolo foi mais perigoso na etapa inicial, com sete finalizações, contra duas da Atalanta. Porém, das sete, apenas duas foram em direção ao gol. Do lado contrário, os atalantinos chutaram duas vezes, sendo somente uma defesa do goleiro Pegolo.

Os neroverdi não foram brilhantes, mas, com maior posse de bola, levou mais perigo. Aos poucos, tanto emiliani como bergamaschi , se acomodaram no empate sem gols e pararam de criar. Pelas circunstâncias, o 0 a 0 não seria um resultado ruim para a Atalanta. Fora de casa, os atalantinos têm apenas 14% de aproveitamento.

A pasmaceira durou até aos 63 minutos, quando o jovem Domenico Berardi começou a desequilibrar. A promessa, de 19 anos, cobrou falta no cantinho, Consigli espalmou para o lado, mas Marrone ficou com o rebote e tocou para Simone Zaza, na pequena área, abrir o placar. Zaza atuou pelas categorias de base da Atalanta e, em respeito à torcida, não comemorou. Quatro minutos mais tarde, o próprio Berardi puxou contra-ataque em velocidade e, após bate-rebate da retaguarda bergamasca, ele mesmo concluiu no canto esquerdo de Consigli.

Depois de levar os dois gols, Colantuono colocou Marilungo no lugar de Livaja, apagado. Entretanto, a troca de atacantes não deu resultados. Antei, do Sassuolo, fez falta dura em Moralez, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso. Mesmo assim, os neroverdi controlaram a partida até o final, garantindo a sequência do bom momento. Nas últimas seis rodadas, os novatos perderam apenas em uma.

Apesar dos desfalques e de jogar fora de casa, Colantuono tem o grande desafio de mudar a mentalidade de seus jogadores quando atuam longe do Estádio Atleti Azzurri d’Italia. Mais uma vez, todos foram muito mal. A falta de Raimondi e o esquema emergencial com três volantes não deu certo, uma vez que a equipe ficou dependente das jogadas centralizadas. Moralez foi a única peça de armação do meio campo, mas foi bem marcado e ficou sumido durante os 90 minutos.

Na próxima rodada, a Atalanta terá a dura tarefa de enfrentar a Roma, em Bérgamo. O jogo está marcado para o domingo (01 de dezembro), às 12h (Brasília).


FICHA DO JOGO

Estádio: Città del Tricolore
Cidade: Reggio Emilia, Emilia-Romagna
Árbitro: Paolo Valeri
Gols: 63' Zaza (SAS), 67' Berardi (SAS)
Cartões amarelos: Antei (SAS), Floro Flores (SAS), Carmona (ATA), Antei² (SAS), Canini (ATA).
Cartão vermelho: Antei (SAS)


ESCALAÇÕES

SASSUOLO (3-5-2): Pegolo; Antei, Bianco, Acerbi; Schelotto (45' Gazzola), Kurtic, Magnanelli, Marrone, Berardi; Floro Flores (69' Kurtic), Berardi (81' Marzorati). TÉCNICO: Di Francesco.


ATALANTA (4-3-1-2): Consigli; Bellini (6' Scaloni), Canini, Stendardo (26' Cazzola), Brivio; Carmona, Cigarini, Migliaccio; Moralez; Denis, Livaja (67' Marilungo). TÉCNICO: Colantuono


NOTAS DO JOGO

ATALANTA: Consigli - 6, Bellini - sem nota (Scaloni - 5,5), Canini - 5, Stendardo - 5,5 (Cazzola - 5,5) Brivio - 5,5, Carmona - 6, Cigarini - 5,5, Migliaccio - 6, Moralez - 5, Denis - 5,5, Livaja - 5 (Marilungo - 5,5). Colantuono - 5.

0 comentários:

Postar um comentário