SERIE A: GENOA 1-1 ATALANTA (16ª RODADA)

De Luca comemora o gol nos acréscimos. Foto: Magni
A Atalanta foi até o Estádio Luigi Ferraris, em Gênova, enfrentar o Genoa, pela 16ª rodada da Serie A e ficou no empate por 1 a 1. Esse foi apenas o quarto ponto conquistado longe de Bérgamo, mas foi muito comemorado. O gol do empate saiu dos pés de Giuseppe De Luca, aos 49 minutos do segundo tempo. Bertolacci marcou para os donos da casa.

O técnico Stefano Colantuono contou com as voltas de três dos principais jogadores da Atalanta: Cigarini, Bonaventura e Moralez. O trio entrou em campo desde o primeiro minuto. Com Cazzola suspenso, Migliaccio foi o preferido para iniciar o jogo ao lado de Lucchini, no miolo de zaga, deixando Canini, zagueiro de ofício, no banco. Outro defensor, Stendardo, está voltando de lesão e também foi opção entre os reservas.

O 4-4-1-1 de Colantuono, com Bonaventura na esquerda e Moralez fazendo a armação, não deu muito certo na primeira metade do primeiro tempo. Sem opções pelos lados do campo e com Denis isolado na frente, a Atalanta viu o Genoa ter a bola em grande parte no seu lado ofensivo. A equipe rossoblù não teve tanta intensidade, mas cercou a área atalantina e conseguiu levar perigo. O garoto Konaté, de 20 anos, mostrou um bom futebol, principalmente no lado direito, e foi o principal jogador grifone até esse momento. O ganês tem bom drible e encontrou os companheiros em boas condições, mas pecou nas finalizações.

Os atalantinos equilibraram o jogo a partir da metade do primeiro tempo. Mas não foi por causa de seu futebol, e sim pelo cansaço do adversário. Com lançamentos longos e um pouco mais de velocidade, a Dea perdeu aos poucos o medo de atacar. Até então, os visitantes não conseguiam segurar a bola do meio campo para frente. Mesmo sem jogar bem, a Atalanta teve as duas melhores chances de gol da metade inicial. Na primeira, Moralez encontrou Denis na área e o Il Tanque finalizou em cima de Perin. Na segunda, Cigarini cobrou falta na trave.

O segundo tempo foi equilibrado. O Genoa continuou cansado, sem conseguir pressionar como se espera de um mandante. Do outro lado, a Atalanta, aos poucos, começou a acreditar que poderia ter uma sorte melhor na partida. Mal no jogo, Colantuono viu bem e tirou Moralez para colocar um segundo atacante com mais velocidade, o pequeno Giuseppe De Luca. 

Pouco depois da entrada do baixinho, Gilardino recebeu na área e tentou girar em cima da marcação. Scaloni afastou mal, para frente, e Bertolacci veio de trás para bater de primeira e acertar o cantinho de Consigli. Genoa 1 a 0 Atalanta.

Tentando chegar ao empate, Colantuono tirou o volante Konè para colocar o meia Brienza e substituiu Bonaventura pelo atacante Marilungo. Sem organização e na base do abafa, os neroazzurri partiram para pressão final. Por causa das muitas paralisações, o árbitro Luca Banti deu cinco minutos de acréscimos. E, aos 49 minutos, Cigarini cruzou da direita, a bola passou pela defesa e sobrou para De Luca, na pequena área, decretar o 1 a 1.

A igualdade foi muito comemorada por De Lucca e seus companheiros. O pequeno atacante já havia marcado no dia 4 de dezembro, na vitória por 2 a 0 contra o Sassuolo, pela Coppa Italia. O resultado também dá ânimo para o elenco, que vinha de dois resultados negativos nos últimos minutos (empate contra a Roma, em casa, e derrota para o Verona, fora). Na próxima rodada, a Atalanta encara a poderosa líder Juventus, no jogo de Natal, em Bérgamo, no dia 22 de dezembro.

Tanto bergamascos como genoveses estão há quatro jogos sem vencer e ocupam posições intermediárias na tabela. A Atalanta agora é 13ª, com 18 pontos, enquanto o Genoa está na oitava colocação, com 20 pontos.


FICHA TÉCNICA

Estádio: Luigi Ferraris
Cidade: Gênova 
Árbitro: Luca Banti
Gols: 72' Bertolacci (GEN), 90'+4' De Luca (ATA)


ESCALAÇÕES

GENOA (3-4-3): Perin; Antonini, Gamberini, Marchese; Fetfatzidis (55' Sturaro), Biondini, Matuzalem, Bertolacci (87' De Maio), Antonelli; Gilardino, Konate (58' Calaiò).

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Scaloni, Migliaccio, Lucchini, Brivio; Kone (75' Brienza), Carmona, Cigarini, Bonaventura (85' Marilungo); Moralez (70' De Luca); Denis.

0 comentários:

Postar um comentário