SERIE A: VERONA 2-1 ATALANTA (15ª RODADA)

Migliaccio lamenta apagão nos últimos minutos. Foto: Magni
A Atalanta foi visitar o Hellas Verona, pela 15ª rodada da Serie A, e não conseguiu segurar a pressão do adversário, mais uma vez. Assim como contra a Roma, os atalantinos saíram em vantagem, mas se fecharam demais e permitiram a reação oposta. Só que dessa vez, foi pior do que na rodada passada. Denis surpreendeu a torcida local, mas Juanito Gomes e Jorginho, em pênalti contestável, viraram para os mastini.

O técnico Stefano Colantuono voltou a sofrer com os desfalques para escolher os titulares. Ao todo, foram nove jogadores que não puderam ser relacionados. Destaque para Moralez, Bonaventura, lesionados, e Cigarini, suspenso, três dos principais jogadores do time. Além deles, Stendardo, Bellini, Yepes, Del Grosso e o goleiro reserva Frezzolini também estão lesionados.

O esquema escolhido foi o 4-4-2. Mais uma vez, com emergência na defesa, o volante Cazzola foi escalado para compor a zaga, ao lado de Lucchini, que volta de lesão. Baselli e Kone foram bem na Coppa Italia, no meio de semana, e ganharam um lugar entre os 11. Brienza foi único escalado para armação ofensiva. Já no ataque, assim como Baselli e Kone, De Luca também ganhou uma oportunidade ao lado de Denis. Livaja ficou no banco.

Jogando em casa, o Verona começou melhor, teve mais posse de bola e abusou das jogadas pelas pontas. Com Iturbe e Martinho abertos pelo lado, a defesa da Atalanta abriu e deixou espaços para Luca Toni. O centroavante, principalmente pelo jogo aéreo, deixou a defensiva bergamasca em alerta. Inteligentemente, a Atalanta soube aproveitar os espaços deixados pelos mandantes, além das bolas longas, para terminar o primeiro tempo com mais finalizações em gol (6x2).

No fim da primeira etapa, Denis recebeu na esquerda, fingiu que iria cortar para o lado, mas driblou para dentro da área e entortou Gonzalez. O capitão teve tranquilidade para tocar por cima de Rafael, na saída do goleiro, e abrir o placar.

O treinador do Verona, Andrea Mandorlini, estava determinado a mudar a história do jogo e fez duas alterações importantes. Primeiro, tirando Cirigliano para colocar o atacante Juanito Gomes e, depois, substituindo o meia Martinho por mais um atacante, Caccia. Jogando no 4-2-4, o Hellas partiu para o tudo ou nada. Com apoio da torcida, a pressão foi enorme, principalmente com a bola aérea. No entanto, a tática de Mandorlini permitiu mais espaços para o contra-ataque. Já com Livaja em campo, Denis recebeu do croata e teve a chance de ampliar, mas o argentino finalizou na rede pelo lado de fora.

Andrea Consigli foi muito importante. Apesar de ter quase entregado a paçoca nos pés de Luca Toni em um momento, foi responsável por defesas incríveis. Em uma delas, o goleiro atalantino parou Caccia com os pés, mesmo já caído. Então, aos 83 minutos, não teve como segurar mais. Após escanteio cobrado por Rômulo, Juanito Gomez subiu livre e cabeceou no cantinho de Consigli. Nota importante para o zagueiro Canini, responsável pela marcação de Gomez, mas que nem saiu do chão no momento do gol.

Aos 86 minutos, um lançamento tinha como endereço Caccia, no comando de ataque. No entanto, Cazzola, lento, não teria como ganhar na velocidade e agarrou o centroavante gialloblù fora da área. Porém, Caccia caiu dentro da área e o árbitro, Andrea De Marco, marcou pênalti e expulsou o defensor. O brasileiro Jorginho cobrou no canto direito, Consigli acertou o lado, mas a bola foi indefensável. Virada do Verona, que voltou a ganhar depois de três derrotas seguidas.

A Atalanta tem a segunda pior campanha como visitante, com uma vitória e sete derrotas. E na próxima rodada, terá o difícil Genoa, em Gênova. A Dea venceu apenas um das últimas sete partidas e empacou nos 17 pontos, ao lado de Lazio e Udinese, com 17 pontos.


FICHA TÉCNICA

Estádio: Marcantonio Bentegodi
Cidade: Verona 
Árbitro: Andrea De Marco 
Gols: 42' Denis (ATA), 83' Iturbe (VER), 86' Jorginho - pen (VER)


ESCALAÇÕES

HELLAS VERONA (4-3-3): Rafael; Romulo, Gonzalez, Maietta, Agostini; Jorginho, Martinho (71'Cacia) , Hallfredsson; Iturbe (87' Moras), Toni, Cirigliano (58' Gomez).

ATALANTA (4-4-2): Consigli; Canini, Cazzola, Lucchini, Brivio; Brienza (66' Giorgi), Baselli, Carmona (46'Migliaccio), Kone; De Luca (79' Cacia), Denis

0 comentários:

Postar um comentário