SERIE A: ATALANTA 1-4 JUVENTUS (17ª RODADA)

Atalanta 1-4 Juventus (Foto: Magni)

No último jogo de 2013, a Atalanta recebeu a atual bicampeã e líder da Serie A, a Juventus. O primeiro tempo terminou equilibrado, com placar de 1 a 1, mas em uma segunda etapa irreconhecível, a Dea foi goleada por 4 a 1.

O técnico Stefano Colantuono teve às voltas de Raimondi, Del Grosso, Carmona e Livaja. A única improvisação foi feita na defesa, com Migliaccio no lugar de Lucchini, lesionado. Com quase 100% de sua força, Colantuono colocou em campo o seu tradicional esquema 4-4-1-1, com Bonaventura de ala esquerdo e Moralez fazendo a ligação para Denis, no comando de ataque.

Mais uma vez, a Atalanta mostrou desatenção em momentos importantes da partida. Os dois primeiros gols do time de Turim saíram nos inícios dos tempos, um aos seis e o outro aos 46 minutos. Esse fato desmontou completamente a estratégia bergamasca, de se fechar e sair em contra-ataques velozes. Na primeira etapa, a resposta atalantina aconteceu rápido, aos 15 minutos, com uma ótima jogada individual de Bonaventura na linha de fundo. Jack passou pela marcação, invadiu a área e rolou para Moralez quebrar a marca de oito jogos sem sofrer gol do goleiro Buffon.

O primeiro tempo foi até equilibrado, com a Atalanta conseguindo ter algumas oportunidades de longa distância. A posse de bola foi igual para as duas equipes e a única falha aconteceu no momento do gol de Tevez, aos seis minutos. O argentino encontrou espaço na intermediária, avançou sem a aproximação da marcação e chutou cruzado. A bola era defensável, mas Consigli aceitou.

No entanto, a metade final de jogo foi terrível para a Dea. Logo de cara, Asamoah cruzou para a área, Carmona afastou mal e Pogba aproveitou para bater na saída de Consigli. A partir de então, a Atalanta inexistiu em campo. Mesmo sem muito esforço, os bianconeri construíram a tranquila goleada em falhas individuais. O terceiro saiu dos pés de Llorente. O zagueiro Chielini encontrou um corredor no meio campo, avançou e tocou para o espanhol na área. O ex-jogador do Athletic Bilbao deu um corte desconcertantes em Migliaccio e matou o goleiro. E para fechar a conta, Lichtsteiner deu um cruzamento rasteiro da direita, a bola passou por todo mundo e Vidal, livre, só empurrou para às redes.

A goleada pode ter sido até exagerada, principalmente pelo primeiro tempo, mas a vitória da Juventus foi incontestável. A Atalanta se preocupou demais em se defender quando tinha o empate no placar e esqueceu que, contra um time da qualidade da Juve, essa estratégia é quase mortal. A menos que se tenha um sistema defensivo sólido, como não é o caso. Faltou explorar mais as habilidades e velocidades de Bonaventura e Moralez, que provaram ser perigosos quando tiveram a bola nos pés.

Essa foi apenas a segunda derrota em Bérgamo no campeonato. Porém, os comandados de Colantuono não ganham há cinco rodadas e amargam a modesta 15ª colocação, com 18 pontos. A partida marcou o reencontro de três ex-atalantinos com a torcida no Estádio Atleti Azzurri d’Italia. Primeiro, o técnico da Juventus, Antonio Conte, que esteve à frente dos neroazzurri na campanha do rebaixamento, em 2009-2010. Os outros dois foram Padoin e Peluso, que defendiam os bergamascos há duas temporadas.
Na próxima rodada, a Atalanta visita o Milan, que perdeu o dérbi para a Inter e vem em crise na Serie A. Só que o duelo acontece apenas em 6 de janeiro. No último confronto entre as duas equipes em Milão, melhor para a Atalanta, que ganhou por 1 a 0, em 05 de setembro de 2009.


FICHA TÉCNICA

Estádio: Atleti Azzurri d'Italia
Cidade: Bérgamo
Árbitro: Domenico Celi
Gols: 6' Tevez (JUV), 15' Moralez (ATA), 46' Pogba (JUV), 75' Llorente (JUV), 79' Vidal (JUV)


ESCALAÇÕES

ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Raimondi (85' Kone), Migliaccio, Stendardo, Del Grosso (67' Cazzola); Bonaventura (67' Livaja), Carmona, Cigarini, Brivio; Moralez, Denis.

JUVENTUS (3-5-2): Buffon; Barzagli, Bonucci, Chiellini; Lichtsteiner, Vidal (80' Padoin) , Pogba (81' Padoin), Marchisio, Asamoah; Tevez (80' Quagliarella), Llorente. 


NOTAS ATALANTA

ATALANTA: Consigli 5,5; Raimondi 6 (85' Kone sn), Migliaccio 5, Stendardo 6, Del Grosso 6 (67' Cazzola sn); Bonaventura 6,5 (67' Livaja sn), Carmona 6, Cigarini 6, Brivio 6; Moralez 6,5, Denis 6.

0 comentários:

Postar um comentário