|
Tiribocchi comemora gol. Foto: Paolo Magni/Eco di Bergamo
|
Atalanta e Catania se enfrentaram no estádio Atleti Azzurri d'Italia, em Bérgamo, em busca de reafirmação de suas pretensões na temporada e acabaram sem conclusões. A equipe da Sicilia faz uma campanha para lá de segura no meio da tabela e sonhando até por vaga na Europa League. Enquanto isso, a Atalanta vem de um período turbulento e precisava de uma vitória para poder voltar a pensar em algo mais na temporada.
Mesmo jogando fora de casa o Catania não se intimidou e foi em busca do resultado desde o começo com um meio campo de cinco jogadores e um ataque com dois, os comandados de Montella não conseguiam segurar por muito tempo a bola, mas sempre que tinham a oportunidade mandavam bolas alçadas na área, principalmente no lado de Padoin, ou então chutavam de onde estivessem.
|
Gol de Leglottaglie. Foto: Paolo Magni/Eco di Bergamo
|
O gol da equipe do sul só poderia sair de um cruzamento para área, e foi o que aconteceu quando o lançamento de Marchese encontrou o zagueiro Legrottaglie na área para testar firme e colocar sua equipe em vantagem, calando os torcedores bergamascos.
Os comandados de Stefano Colantuono então tentaram sair mais para o jogo e fazer valer a grande posse de bola que tinha desde os minutos iniciais. Moralez, Schelotto e Denis tiveram suas oportunidades, sem sucesso.
Ainda mais com o resultado a seu favor, o Catania fazia faltas duras e muitas vezes desnecessárias para parar o jogo, e no final do primeiro tempo Spolli recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo.
Na metade final do jogo os atalantinos voltaram com mais vontade de ganhar. Com um jogador a mais e perdendo diante de seu torcedor, Colantuono promoveu a entrada do centroavante Tiribocchi no lugar do meia Carmona, já com cartão amarelo. Era claro que com essa substituição, além de tornar a equipe mais ofensiva, o comandante neroazzurro queria explorar as jogadas pelo alto. E foi o que aconteceu desde então, com uma pressão imensa da Atalanta. Cruzamentos, posse de bola estrondosa, uma pressão tentando encurralar os visitantes, mas os mandantes pecavam sempre na hora da finalização.
|
Tiribocchi observa seu gol. Foto: Paolo Magni/Eco di Bergamo
|
Para alivio geral o empate acabou saindo um pouco depois da metade do segundo tempo em um escanteio cobrado, todos os jogadores do Catania foram para a marcação e deixaram Tiribocchi livre para completar para o gol de Andujar e recolocar a igualdade no marcador.
Bonaventura e Marilungo ainda entraram para deixar ainda mais ofensivo os neroazzurri, acentuando ainda mais as bolas para a área. As oportunidades foram muitas, no total mandou 47 bolas para a área adversária pelo alto, mas a virada não aconteceu.
Esse foi o 4º empate seguido da Atalanta na competição (time que mais empatou no campeonato com 7 igualdades), continua invicta em casa e sendo a segunda equipe que menos perdeu no campeonato empatado com Udinese, Milan e Lazio (2), mas estacionado na 13ª colocação com 16 pontos quando poderia estar facilmente brigando por Europa League se ao invés de ter quatro empates seguidos ganhasse dois e perdesse os outros dois.
O próximo compromisso da Atalanta será no sábado (17) no estádio Artemio Franchi, em Florença, contra a Fiorentina, adversária direta da bergamasca neste momento. Nada melhor do que uma vitória fora de casa contra um adversário qualificado para dar moral a todo o elenco.
FICHA DA PARTIDA
Escalações:
ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Masiello, Ferri, Manfredini, Bellini (15'st Bonaventura); Schelotto, Cigarini, Carmona (5'pt Tiribocchi), Padoin; Moralez (39'st Marilungo); Denis. T: Colantuono.
CATANIA (3-5-2): Andujar; Spolli, Legrottaglie, Bellusci; Potenza, Almiron, Lodi (46'st Capuano), Delvecchio, Marchese; Lopez (23'st Bergessio), Barrientos (31'st Sciacca). T: Montella.
Cartões amarelos: Delvecchio, Carmona, Bellini, Tiribocchi e Spolli (2)
Cartão vermelho: Spolli
Confira o vídeo com os melhores momentos da partida com narração em português de Luis Ventura: