Fiorentina 2x2 Atalanta - 15ª rodada

Comemoração do gol de Masiello. Foto: Magni/Magni-MCP/Eco di Bergamo
No estádio Artemio Franchi de Florença Fiorentina e Atalanta duelaram em uma partida que se não foi brilhante tecnicamente, pelo menos não faltou emoção, principalmente nos 15 minutos finais.

Desde o início a Fiorentina buscou mais o jogo e levou mais perigo os 90 minutos e na primeira finalização a gol saiu na frente quando Vargas recebeu lançamento do meio campo pela esquerda, pegou um cruzamento muito bonito de primeira encontrando Gilardino na área para testar e colocar a viola em vantagem.

A partir de então a equipe comandada por Delio Rossi se armou inteligentemente na defensiva com uma marcação em zona compacta sem permitir a aproximação atalantina em sua área. A Atalanta então tinha a bola nos pés para tentar armar suas jogadas, porém, a marcação cerrada e os muitos erros na saída de jogo na defesa e meio campo proporcionou ao adversário criar algumas chances de ampliar o marcador no contra ataque.

Na segunda etapa os mandantes voltaram sem seu melhor jogador no primeiro tempo. O peruano Vargas sentiu uma lesão e foi substituído. Stefano Colantuono, pelo outro lado, mudou apenas aos com 10 minutos colocando o Marilungo no lugar de Moralez visando um abafa pelo alto para tentar o empate.

Os bergamascos voltaram mais ligados no jogo, tinham massantemente a posse de bola, alçava bolas na área, mas não conseguia acertar o alvo. Apesar de não conseguir ser efetivo, a Atalanta esteve sempre no ataque e merecia o empate o tanto quanto antes, e ele veio aos 36 minutos. Após escanteio cobrado pela direita a retaguarda roxa cortou para a entrada da área, Masiello pegou de primeira e o goleiro Boruc aceitou explodindo a fiel torcida neroazzurra que viajou até Florença.

Denis deixa sua marca. Foto: Magni/Magni-MCP/Eco di Bergamo
Quando parecia que a Fiorentina iria se lançar ao ataque buscando os três pontos diante de seu torcedor foi a Atalanta quem insistiu no campo ofensivo e foi recompensada aos 43 minutos quando um cruzamento rasteiro de Schelotto pela direita passou por todo mundo e encontrou o tanque Denis para completar, marcar seu 11ª gol nesta Serie A e virar o placar.

Na sequência Jovetic completou de pé direito o cruzamento de De Silvestre para recolocar a igualdade no marcador. Nos minutos finais o jogo ficou insano com ambos se lançando ofensivamente em busca da vitória, mas como a Fiorentina tinha mais interesse acabou sufocando nos acréscimos, sem sucesso.

O empate por 2x2 foi ruim para ambos que estacionam nos 17 pontos e se aproximam da zona de rebaixamento perigosamente. Esse foi o 5º empate seguido da Atalanta, chegando a marca da 8ª igualdade no Campeonato Italiano.

Outro dado importante é dos gols sofridos pela Atalanta nos minutos finais, tanto do primeiro como do segundo tempo. Dos 18 gols sofridos até o momento, nada mais e nada menos do que 10 foram nos 15 minutos finais do primeiro ou segundo tempo, sendo 6 desses 10 na etapa derradeira. Veja um pequeno exemplo das últimas rodadas:

10ª rodada: Bologna 3x1 Atalanta (1º gol do Bologna - 48 pt)

12ª rodada: Siena 2x2 Atalanta (1º gol do Siena - 44 pt, 2º gol do Siena - 42 st)

13ª rodada: Atalanta 1x1 Napoli (Gol do Napoli - 48 st)

Só nestes casos foram 6 pontos perdidos do jogo contra Siena e Napoli e um jogo que começou a se desenhar a favor do Bologna na 10ª rodada a partir de uma bola nas redes atalantinas nos minutos finais do primeiro tempo. Com 6 pontos a mais, hoje, a Atalanta estaria na 5ª colocação com 22 pontos (antes da rodada), sem contar mais esse empate contra a viola. O próximo compromisso atalantino será contra o Cesena, pela 1ª rodada adiada por causa da greve dos jogadores, na quarta-feira (21), em Bérgamo, às 17:45 (Brasília).


FICHA DA PARTIDA:

Escalações:
FIORENTINA (4-3-1-2): Boruc; De Silvestri, Gamberini, Nastasic, Pasqual; Behrami, Salifu (19'st Kharja), Vargas (7'st Romulo); Lazzari; Gilardino (32'st Babacar), Jovetic. T: Rossi.

ATALANTA (4-4-1-1):
Consigli; Masiello, Lucchini, Manfredini, Peluso; Schelotto, Cigarini, Carmona, Padoin (11'st Marilungo); Moralez (21'st Bonaventura); Denis. T: Colantuono.

Cartões amarelos: Behrami, Masiello.

Confira o vídeo com os gols da partida com narração em português de Luis Ventura:

0 comentários:

Postar um comentário