Atalantinos comemora goleada sobre a Roma. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo |
Denis comemora três gols em Bérgamo. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo |
Durante a semana Stefano Colantuono, treinador da Atalanta, já dava declarações dando conta de que iria enfrentar os romanistas pensando nos três pontos, já que a fase não era das melhores com uma vitória nos últimos quatro jogos e empates sem gols contra Lecce e Novara, que estão na rabeira da tabela. A principal mudança nos titulares foi a entrada de Carroza para o lugar de Schelotto, poupado de uma grande sequência de jogos ininterruptos.
Com Padoin negociado com a Juventus, Colantuono foi obrigado a mudar o esquema tático do 4-4-1-1 com Moralez fazendo a ligação para Denis no comando do ataque que fez sucesso no primeiro turno para um mais tradicional 4-4-2 com o pequeno argentino ocupado o lugar de Padoin na esquerda e Marilungo ganhando espaço ao lado do tanque, porém, vindo buscar um pouco mais o jogo no meio campo. Esta nova formação não agradou, e aqui mesmo no Atalanta Brasil falamos por diversas vezes que Marilungo titular fazia com que o meio de campo perdesse mais velocidade e a essência deste elenco, que são os contra ataques velozes.
Entretanto, desta vez as coisas foram diferentes e tudo saiu como planejou Colantuono desde o primeiro dia em que colocou esta formação em campo. Do primeiro ao último minuto a Roma teve a posse de bola muito superior e tentando pressionar a Atalanta em seu campo desde a sua derradeira linha de marcação, porém, os comandados de Luis Enrique não conseguiram chegar com efetividade ao gol defendido por Consigli por causa da própria compactação no campo defensivo forçada pelos romanistas.
De Rossi foi deixado de fora por Luis Enrique. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo |
Já não bastasse o deficiente setor defensivo, os giallorossi avançaram até mesmo os defensores e foram vítima da melhor arma que a Atalanta tem, os contra ataques em velocidade. Moralez fez sua melhor partida desde que chegou em Bérgamo e colocou a dupla ofensiva para correr com passes e lançamentos precisos. Denis e Marilungo se movimentaram bastante buscando o jogo, e, principalmente Guido foi mais acionado na primeira etapa, chegando até a colocar uma bola na trave quando o placar ainda estava em branco.
Guido Marilungo comemora o 1º gol do jogo. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo |
Depois do gol a equipe da capital melhorou e conseguiu se organizar um pouco mais no ataque, enquanto a dea passou a pensar mais em garantir o resultado.
No segundo tempo, embora a ideia fosse segurar os visitantes, Colantuono não tinha opções no banco de reservas que deixasse o meio de campo mais pegado, então a Atalanta voltou com os mesmos 11 jogadores que iniciaram a peleja, com exceção de Lucchini que sentiu uma lesão muscular ainda no início do cotejo e foi substituído por Bellini.
Entretanto, a segunda metade do jogo começou com a mesma tônica da primeira. Logo aos 47’ Marilungo recebeu nas costas de Taddei, ganhou da marcação, tabelou com Denis, foi ao fundo se aproveitando de mais uma linha burra mal executada e devolveu para o argentino no meio só empurrar para o fundo das redes do goleiro Stekelenburg e colocar, de vez, as barbas dos visitantes de molho quanto a qualquer reação rápida.
O comandante neroazzurro promoveu a entrada de Schelotto no lugar de Carrozza, que não tinha pique para aguentar os 90 minutos no intenso ritmo. Pouco depois o centroavante Osvaldo deu um pontapé em Cigarini, os dois se desentenderam e o árbitro deu amarelo para o jogador da Atalanta e expulsou o ítalo-argentino em um lance muito confuso.
Denis faz o quarto gol da Atalanta. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo |
Com o resultado a Atalanta sobe para 11ª colocação, com 31 pontos, dando um grande passo para a conquista de seu objetivo na temporada, permanecer na Serie A sem sustos. Na próxima rodada os atalantinos pegam o avião e vão até Údine enfrentar a forte Udinese às 11hs (Brasília), no domingo (04).
FICHA DA PARTIDA
Escalações
ATALANTA (4-4-2): Consigli; Lucchini (8' pt Bellini), Stendardo, Manfredini, Peluso; Carrozza (7' st Schelotto), Cigarini, Brighi, Moralez; Marilungo (31' st Gabbiadini), Denis. T: Stefano Colantuono
ROMA (4-3-1-2): Stekelenburg; Rosi (1' st Josè Angel), Juan (12' st Cassetti), Heinze, Taddei; Gago (23' st Greco), Marquinho, Pjanic; Lamela; Borini, Osvaldo. T: Luis Enrique
ÁRBITRO: Antonio Damato
ESTÁDIO: Atleti Azzurri d’Italia (Bérgamo)
Cartões amarelo
ATALANTA: Manfredini, Peluso, Moralez e Cigarini
ROMA: Gago e Greco
Cartões vermelho
ATALANTA:
ROMA: Osvaldo e Cassetti
Precisando se recuperar, a Atalanta recebe a Roma pela 25ª rodada da Serie A neste domingo (26). Atenção, com término do horário de verão este jogo será realizado às 11hs, no horário de Brasília.
Com uma vitória nos últimos quatro jogos, a bergamasca empatou com Lecce e Novara, que estão na zona de rebaixamento e já deixou claro pelas declarações de seu treinador, Stefano Colantuono, que irá jogar para vencer no Atleti Azzurri d’Italia contra a Roma. Aliás, a Roma foi quem impôs a primeira derrota da Atalanta nesta temporada do Campeonato Italiano depois de um maravilhoso início de campanha.
Manfredini volta ao comando da zaga atalantina depois de uma lesão muscular que o afastou do jogo contra o Novara na 24ª rodada. Seu reserva, Raimondi, não foi relacionado para o confronto e apenas o experiente ídolo Bellini deve ser opção defensiva no banco de reservas. No meio campo Schelotto deve ser poupado e Carrozza é o mais cotado para assumir a posição. Colantuono insiste na formação 4-4-2 e Marilungo deve ser, novamente, titular ao lado do tanque Denis no ataque. O chileno Carmona sentiu uma lesão durante a semana e também verá o jogo de fora.
Uma boa notícia para o treinador neroazzurro vem do defensor Capelli, que rompeu os ligamentos de um dos joelhos no início da temporada, mas segue seu processo de recuperação e está apresentando uma recuperação bastante positiva. Porém, na contra-mão, o brasileiro Adriano Ferreira Pinto continua de fora, assim como Ferri, Polito e Minotti.
Já a Roma não contará com Totti, suspenso, e o zagueiro Juan é dúvida depois de sentir uma lesão no pé durante a semana. Kjaer é o mais cotado para assumir a vaga do brasileiro, caso não tenha condições de jogo. Gago deve estar em campo, porém, Fábio Simplício tem chances de iniciar. O treinador romanista, Luis Enrique, terá ainda os desfalques de Brudisso, Perrota, Cassetti, Viviani, Cicinho e Viviani.
Essas equipes jogarão com algumas curiosidades pairando sobre o confronto. A Atalanta não vence a Roma há 3 anos, quando derrotou os romanistas por 3x0, em Bérgamo, no dia 15 de fevereiro de 2009. Desde o dia 03/11/2001 quando Atalanta e Roma entram em campo não acontece um empate. A partir desta data foram 14 partidas com 10 triunfos do time da capital e quatro da dea. Segundo o site O Gol essa será a 100º confronto entre estas equipes na história da Serie A.
Prováveis escalações:
ATALANTA (4-4-2): Consigli, Lucchini, Stendardo, Manfredini e Peluso; Carrozza, Cigarini, Brighi e Moralez; Marilungo e Denis.
ROMA (4-3-1-2): Stekelenburg, Rosi, Juan, Heinze e Taddei; Gago, De Rossi, Pjanic e Lamela; Borini e Osvaldo.
Total: 99 jogos. Vitórias da Atalanta: 21. Vitórias da Roma: 47. Empates: 31.
Serie A: 99 jogos. Vitórias da Atalanta: 21. Vitórias da Roma: 47. Empates: 31.
Em Bérgamo: 49 jogos. Vitórias da Atalanta: 17. Vitórias da Roma: 15. Empates: 17.
Últimos 5 jogos: Roma 3x1 Atalanta (Serie A – 01/10/2011), Roma 2x1 Atalanta (Serie A – 11/04/2010), Atalanta 1x2 Roma (Serie A – 29/11/2009), Atalanta 3x0 Roma (Serie A – 15/02/2009) e Roma 2x0 Atalanta (Serie A – 28/09/2008). Vitórias da Atalanta: 1. Vitórias da Roma: 4.
Últimos 5 jogos em Bérgamo: Atalanta 1x2 Roma (Serie A – 29/11/2009), Atalanta 3x0 Roma (Serie A 15/02/2009), Atalanta 1x2 Roma (Serie A – 13/01/2008), Atalanta 2x1 Roma (22/04/2007) e Atalanta 0x1 Roma (Serie A – 22/05/2005). Vitórias da Atalanta: 2. Vitórias da Roma: 3.
Melhor colocação da Atalanta: 8º (8ª e 11ª rodadas). Pior colocação da Atalanta: 20º (1ª e 2ª rodadas).
Melhor colocação da Roma: 4º (1ª e 6ª rodadas). Pior colocação da Roma: 12º (4ª rodada)
Confira o vídeo com os gols da última partida entre Atalanta x Roma:
Veja o vídeo da última vitória da Atalanta sobre a Roma, em 2009:
Jogadores de Atalanta e Novara veem bola bater no travessão. Foto: Ansa/Fabio Bozzani/Eco di Bergamo |
Denis lamenta bola na trave. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo |
FICHA DA PARTIDA
Escalações
NOVARA (5-3-2): Ujkani; Lisuzzo, Santiago Garcia, Centurioni, Gabriel Silva (24' st Coubronne), Gemiti; Rigoni, Pesce, Mascara; Caracciolo (31' st Rubino), Jeda (10' st Mazzarani). T: Mondonico
ATALANTA (4-4-1-1): Consigli; Stendardo, Peluso, Lucchini, Bellini; Brighi, Schelotto, Cigarini (44' st Cazzola), Moralez (34' st Bonaventura); Denis; Marilungo (28' st Carrozza).
Confira os melhores momentos de Novara x Atalanta:
Neste domingo (19) a Atalanta viaja até a cidade de Novara, na região do Piemonte, para enfrentar a equipe local. Os navaresi continuam na lanterna da Serie A e tem apenas três vitórias, mas vem de um triunfo improvável contra a Inter, em Milão, que pode dar ânimo para os condenados ao rebaixamento. A Atalanta tenta recuperar a boa fase, venceu o Genoa no meio de semana e perdeu um dos últimos quatro jogos.
Jogadores atalantinos comemoram triunfo. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo |
Escalações
ATALANTA (4-4-2): Consigli; Lucchini, Stendardo, Manfredini, Peluso; Schelotto (15'st Bonaventura), Cigarini (37'st Cazzola), Brighi, Carrozza; Gabbiadini (22'st Marilungo), Denis. T: Colantuono.
GENOA (4-3-3): Frey; Rossi, Granqvist, Carvalho, Constant; Kucka, Veloso (26'st Belluschi), Biondini (36'st Jorquera); Sculli, Palacio, Jankovic (40'st Zè Eduardo). T: Marino
Cartões amarelos
ATALANTA: Stendardo e Manfredini
GENOA: Scull
Marilungo comemora gol da vitória. Foto: Atalanta.it |
Colantuono renova até 2014. Foto: Atalanta.it |
Marino diz que fica na Atalanta. Foto: Magni-MCP/Eco di Bergamo |
Schelotto divide bola com Miglioonico (direita). Foto: Ansa/Paolo Magni/Eco di Bergamo |
T: Cosmi.
Frezzolini salta para salvar a Atalanta. Foto: Ansa/Mike Palazzotto/Eco di Bergamo |
Stendardo lamenta derrota. Foto: Magni/Magni/Eco di Bergamo |
Consigli é expulso. Foto: Ansa/Fraco Lannino/Eco di Bergamo |
Schelotto, com febre durante a semana, pouco apareceu e saiu na volta para o segundo tempo, como esperado. Com 4 minutos Frezzolini foi bombardeado com duas cabeçadas a queima roupa que conseguiu salvar incrivelmente, mas na terceira Budan mandou para as redes, praticamente sacramentando os três pontos.
Gabbiadini (direita) divide a bola debaixo de chuva. Foto: Magni/Magni/Eco di Bergamo |
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Palermo: Viviano, Pisano, Silvestre, Mantovani e Balzaretti; Barreto, Donati, Bertolo e Zahavi; Miccoli e Budan.
Atalanta: Consigli, Raimondi, Lucchini, Stendardo e Peluso; Schelotto, Carmona, Cigarini e Moralez; Gabbiadini e Tiribocchi.
ESTATÍSTICAS:
Apresentado como novo reforço da Atalanta, o meia Cazzola diz que é um sonho jogar a Série A, ele usará a camisa de número 44, a qual significa o nascimento de seu pai.
Ficha Técnica:
Nome: Ricardo Cazzola
Nacionalidade: Italiano
Data de Nascimento: 10 de Agosto de 1985
Idade: 26 Anos
Altura: 1,90 CM
KG: 80
Clubes:
2009/2010 - Pergocrema
2010/2011 - Juve Stabia
2011/2012 - Juve Stabia
2011/2012 - Atalanta
Apresentado como novo reforço da Atalanta, o meia Cazzola diz que é um sonho jogar a Série A, ele usará a camisa de número 44, a qual significa o nascimento de seu pai.
Ficha Técnica:
Nome: Ricardo Cazzola
Nacionalidade: Italiano
Data de Nascimento: 10 de Agosto de 1985
Idade: 26 Anos
Altura: 1,90 CM
KG: 80
Clubes:
2009/2010 - Pergocrema
2010/2011 - Juve Stabia
2011/2012 - Juve Stabia
2011/2012 - Atalanta
Schelotto - 0 voto (0%)
Moralez - 3 voto (37%)
Nome: German Gustavo Denis
Schelotto - 0 voto (0%)
Moralez - 1 voto (16%)
Nome: German Gustavo Denis
Legenda:
emp - emprestado
Depois de um atraso inicial de uma hora, com o campo em condições aceitáveis, vem a decisão dos árbitros, para a falta de segurança em algumas áreas dos arredores do estádio.