Atalanta 4x1 Roma (25ª rodada)

Denis comemora três gols em Bérgamo. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo
O estádio Atleti Azzurri d’Italia foi palco de um verdadeiro massacre sem dó nem piedade da Atalanta sobre a instável Roma. O placar de 4x1 traduziu a superioridade neroazzurra na efetividade, principalmente.

Durante a semana Stefano Colantuono, treinador da Atalanta, já dava declarações dando conta de que iria enfrentar os romanistas pensando nos três pontos, já que a fase não era das melhores com uma vitória nos últimos quatro jogos e empates sem gols contra Lecce e Novara, que estão na rabeira da tabela. A principal mudança nos titulares foi a entrada de Carroza para o lugar de Schelotto, poupado de uma grande sequência de jogos ininterruptos.

Com Padoin negociado com a Juventus, Colantuono foi obrigado a mudar o esquema tático do 4-4-1-1 com Moralez fazendo a ligação para Denis no comando do ataque que fez sucesso no primeiro turno para um mais tradicional 4-4-2 com o pequeno argentino ocupado o lugar de Padoin na esquerda e Marilungo ganhando espaço ao lado do tanque, porém, vindo buscar um pouco mais o jogo no meio campo. Esta nova formação não agradou, e aqui mesmo no Atalanta Brasil falamos por diversas vezes que Marilungo titular fazia com que o meio de campo perdesse mais velocidade e a essência deste elenco, que são os contra ataques velozes.

Entretanto, desta vez as coisas foram diferentes e tudo saiu como planejou Colantuono desde o primeiro dia em que colocou esta formação em campo. Do primeiro ao último minuto a Roma teve a posse de bola muito superior e tentando pressionar a Atalanta em seu campo desde a sua derradeira linha de marcação, porém, os comandados de Luis Enrique não conseguiram chegar com efetividade ao gol defendido por Consigli por causa da própria compactação no campo defensivo forçada pelos romanistas.

De Rossi foi deixado de fora por Luis Enrique. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo
Sem De Rossi, punido pelo treinador espanhol por se atrasar para a preleção, não jogou e poderia ser alguém que melhorasse a pegada da Roma na marcação, mas não foi o que aconteceu. A zaga (com os laterais) foi formada por Rosi, Juan, Heinze e Taddei, com o primeiro muitas vezes avançando fazendo vez de um quarto homem do meio campo e deixando os demais, sem a vitalidade de outrora, para tentarem parar o veloz ataque atalantino com linhas de impedimento, o que acabou custando muito caro aos visitantes.

Já não bastasse o deficiente setor defensivo, os giallorossi avançaram até mesmo os defensores e foram vítima da melhor arma que a Atalanta tem, os contra ataques em velocidade. Moralez fez sua melhor partida desde que chegou em Bérgamo e colocou a dupla ofensiva para correr com passes e lançamentos precisos. Denis e Marilungo se movimentaram bastante buscando o jogo, e, principalmente Guido foi mais acionado na primeira etapa, chegando até a colocar uma bola na trave quando o placar ainda estava em branco.

Guido Marilungo comemora o 1º gol do jogo. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo
A Roma parecia atordoada com os contra golpes bergamascos sem saber como parar e foi assim que Marilungo abriu o placar e Denis ampliou. Entretanto, ainda no primeiro tempo a Roma descontou com Borini depois de uma bola mal afastada por Manfredini. Osvaldo dominou na entrada da área e chutou fraco, a pelota ficou com Borini que girou rápido e tocou entre as pernas de Consigli.

Depois do gol a equipe da capital melhorou e conseguiu se organizar um pouco mais no ataque, enquanto a dea passou a pensar mais em garantir o resultado.

No segundo tempo, embora a ideia fosse segurar os visitantes, Colantuono não tinha opções no banco de reservas que deixasse o meio de campo mais pegado, então a Atalanta voltou com os mesmos 11 jogadores que iniciaram a peleja, com exceção de Lucchini que sentiu uma lesão muscular ainda no início do cotejo e foi substituído por Bellini.

Entretanto, a segunda metade do jogo começou com a mesma tônica da primeira. Logo aos 47’ Marilungo recebeu nas costas de Taddei, ganhou da marcação, tabelou com Denis, foi ao fundo se aproveitando de mais uma linha burra mal executada e devolveu para o argentino no meio só empurrar para o fundo das redes do goleiro Stekelenburg e colocar, de vez, as barbas dos visitantes de molho quanto a qualquer reação rápida.

O comandante neroazzurro promoveu a entrada de Schelotto no lugar de Carrozza, que não tinha pique para aguentar os 90 minutos no intenso ritmo. Pouco depois o centroavante Osvaldo deu um pontapé em Cigarini, os dois se desentenderam e o árbitro deu amarelo para o jogador da Atalanta e expulsou o ítalo-argentino em um lance muito confuso.

Denis faz o quarto gol da Atalanta. Foto: Magni/MCP/Eco di Bergamo
Sem fazer muita força a bergamasca chegou ao quarto gol com mais uma bola enfiada para Denis correr entre os zagueiros da Roma e tocar na saída do goleiro Stekelenburg, da seleção holandesa. Ainda deu tempo de Cassetti ser expulso por ofender o bandeirinha.

Com o resultado a Atalanta sobe para 11ª colocação, com 31 pontos, dando um grande passo para a conquista de seu objetivo na temporada, permanecer na Serie A sem sustos. Na próxima rodada os atalantinos pegam o avião e vão até Údine enfrentar a forte Udinese às 11hs (Brasília), no domingo (04).



FICHA DA PARTIDA



Escalações

ATALANTA (4-4-2): Consigli; Lucchini (8' pt Bellini), Stendardo, Manfredini, Peluso; Carrozza (7' st Schelotto), Cigarini, Brighi, Moralez; Marilungo (31' st Gabbiadini), Denis. T: Stefano Colantuono

ROMA (4-3-1-2): Stekelenburg; Rosi (1' st Josè Angel), Juan (12' st Cassetti), Heinze, Taddei; Gago (23' st Greco), Marquinho, Pjanic; Lamela; Borini, Osvaldo. T: Luis Enrique

ÁRBITRO: Antonio Damato

ESTÁDIO: Atleti Azzurri d’Italia (Bérgamo)



Cartões amarelo

ATALANTA: Manfredini, Peluso, Moralez e Cigarini

ROMA: Gago e Greco



Cartões vermelho

ATALANTA:

ROMA: Osvaldo e Cassetti
Confira os vídeos com os melhores momentos de Atalanta 4x1 Roma na AB TV:


0 comentários:

Postar um comentário